28 de abr. de 2011

Curso de Candomblé e Umbanda


Este curso vem lhe oferecer a oportunidade de conhecer tudo sobre os principais aspectos e rituais do Candomblé e da Umbanda.

Aos olhos do leigo, Umbanda e Candomblé são duas formas de denominar um mesmo culto. Mas na verdade, são duas religiões distintas, unidas apenas pelas roupas, pelos atabaques e pelo uso do transe mediúnico.

A começar pelas origens, o Candomblé é uma religião africana que existe desde os tempos mais remotos daquele continente e foi trazida para o Brasil através do fluxo da escravatura. Escravos de diversas tribos e nações Africanas continuaram a cultuar no Brasil os Orixás negros, suas divindades, e estiveram na origem da criação das chamadas “Casas de Santo” (Ilê), onde continuaram com os seus rituais e preceitos Africanos. As diversas origens das tribos, e as diversas regiões do Brasil onde se implantaram, deram origem às diversas Nações do Candomblé, onde o Ketu é tido como o mais tradicional.

O candomblé é uma religião iniciática, que apesar de bem deturpada, tem seus fundamentos nas religiões tribais africanas (milenares) trazidas pelos escravos para o Brasil. E com eles vieram os orixás africanos, todos negros, sem mistura de credo, pois não conheciam as religiões católica e espírita nem de longe (os escravos).

A umbanda foi criada por volta de 1900, não se sabe exatamente a data, no Rio de Janeiro, onde o primeiro babá de terreiro criou as regras, ou foram ditas por seus guias, assim foi criada a umbanda, que hoje, já não se sabe mais o que é realidade ou fruto de imaginação.

A mistura é tão grande, e a imaginação de cada um vai tão longe, que foram criando falanges e mais falanges que não se entende mais nada, nem os próprios umbandistas sabem dar certas explicações. A umbanda começou com os caboclos (espíritos de índios brasileiros) e pretos velhos (espíritos dos escravos), depois foram aparecendo novas entidades como ciganos, indianos, já tem gente incorporando Cleópatra, Messalina, Afrodite, Lampião, etc... dá prá acreditar?

Conteúdo do Material

Arquivos Textos formato PDF

Candomblé

01 Desvendando o Candomblé
5 páginas
02 Explicando o Candomblé
3 páginas
03 Detalhes do candomblé ketur
22 páginas
04 Linguagem metamofórica no candomblé
7 páginas
05 A Fogueira de Xangô
12 páginas
06 Estudo do oráculo de Ifá
45 páginas
07 Divinação Ifá
166 páginas
08 O jogo de búzios
140 páginas
09 Ervas sagradas dos orixás
30 páginas
10 Folhas liturgicas do Candomblé
73 páginas
11 Oferenda aos Orixás
70 páginas

Umbanda

01 Conceitos de Umbanda
32 páginas
02 Curso de Umbanda
222 páginas
03 Guia de Umbanda
67 páginas
04 Lições de Umbanda e Quimbanda
135 páginas
05 Pontos cantados da Umbanda
26 páginas
06 Trabalho na Umbanda
16 páginas
07 Trabalho de Exu na Umbanda
17 páginas
08 Os Orixas na Umbanda
13 páginas
09 Ciganos na Umbanda
23 páginas

Os arquivos texto estão formato PDF para
serem lidos com Acrobat Reader
em 1124 páginas bem ilustradas

O material é enviado em
1 arquivos zipado
com um total de 12,40 megas.

http://www.mpsnet.net/loja/index.asp?loja=1&link=VerProduto&Produto=486


Veja demais itens da Loja

Nenhum comentário: