19 de jun. de 2011

5 Exercícios para reduzir as dores de quem trabalha em escritório

Um treinamento simples ajuda a reduzir a dor e melhorar o funcionamento do músculo trapézio, que vai da parte de trás do pescoço até a parte superior das costas. Os exercícios foram criados a partir de um estudo dinamarquês que tem como objetivo diminuir as lesões causadas por movimentos repetitivos no ambiente de trabalho – conhecida como LER.

Os autores do estudo citam duas pesquisas realizadas recentemente na Dinamarca, que descobriram que mais da metade das mulheres que trabalham em escritórios têm dores freqüentes no pescoço. O outro estudo mostrou que mais de dois terços das trabalhadoras que têm este tipo de dor sofrem com dor muscular no trapézio.

A equipe de pesquisadores conseguiu encontrar cinco exercícios de força podem reduzir muito a dor no pescoço. Ao perceber os motivos que levam à dor no músculo e como melhorar o problema com os exercícios, os cientistas desenvolveram uma espécie de reabilitação para os músculos danificados.

Cinco exercícios fáceis que acabam com as dores

O estudo foi realizado com 42 mulheres que trabalhavam em escritórios, realizando tarefas repetitivas no computador, por exemplo, e que afirmavam ter dores fortes na área do pescoço, além de rigidez muscular. Os pesquisadores dividiram as mulheres em três grupos, aleatoriamente.

Um grupo de 18 mulheres realizou cinco exercícios com halteres – as imagens dos exercícios podem ser encontradas aqui, em ângulos diferentes.

Os exercícios fortalecem a musculatura do ombro, e foram realizados em três séries, três vezes por semana. O peso dos halteres foi adequado à força de cada uma das participantes e foi aumentado no decorrer das dez semanas em que o estudo foi realizado.

Outro grupo de 16 mulheres realizaram exercícios na bicicleta ergométrica, com base em outros estudos, que afirmam que a melhora da condição física geral ajuda no alívio de dores musculares. Com estes exercícios, os pesquisadores dinamarqueses queriam verificar se a força e rapidez ao mover os músculos melhoraria. As mulheres deste grupo realizaram três sessões de exercícios 20 minutos por semana.

O terceiro grupo, composto por oito mulheres, recebeu conselhos individuais e em grupo sobre ergonomia no ambiente de trabalho, alimentação, saúde e relaxamento, além de dicas para controlar o stress. As sessões eram realizadas durante uma hora todas as semanas. Elas não receberam nenhum tipo de treinamento físico.

Antes e depois do fim do estudo, os participantes tiveram a força e rapidez de movimento no trapézio testadas. Além disso, os cientistas analisaram amostras dos músculos das mulheres, para observar como o treinamento afetaria as fibras musculares e os níveis de dor a cada sessão.

Segundo a pesquisa, o exercício na bicicleta ergométrica não teve efeitos significativos sobre a força e rapidez do músculo estudado. Já o treinamento com os halteres diminuiu a dor em 50%, além de aumentar a rapidez de ativação do músculo e aumentou o número de fibras musculares ligadas à força.

Para a realização de exercícios físicos, é sempre importante a orientação de pessoas especializadas, que possam ajudar para que os resultados sejam benéficos e permitam que a dor muscular melhore — e não seja substituída por outra !

http://www.mpsnet.net/portal/Saude/Saude.html

www.mpsnet.net


Conheça esta Loja Virtual

Nenhum comentário: