3 de mai. de 2012

Curso de Torneagem e Fresagem Industrial


 
 
Auto-Treinamento
Este Curso destina-se a quem quer ser profissional da área de Tornearia e Fresagem Industrial, para quem vai trabalhar na fabricação, usinagem e fresagem de componentes metálicos para máquinas industriais; desde o material bruto, ate o acabamento final. Tudo sobre uso de instrumentos de medição na construção mecânica e aulas de cálculo técnico onde será mostrado os cálculos para a confecção de engrenagens de todos os tipos e confecção de roscas no torno mecânico.
Todos os tópicos do Tutorial são ricamente ilustrados, tornando o estudo e aprendizado leve e agradável. Este é o Kit que não deve faltar na Biblioteca de  Técnicos em mecânica Industrial, Soldadores, Engenheiros Mecânicos, Projetistas, Estudantes Universitários e Afins.
Conteúdo do Material
Arquivos Texto no formato PDF
Tornearia
Nomenclatura
Acessórios do torno
Elementos de comando
Acionamento do cabeçote
Acionamento da caixa de roscas e avanços
Acionamento do avental
Os anéis graduados do torno
Tipos de tornos mecânicos
Utilidade do torno mecânico e operações que realiza
Recomendações sobre o uso do torno
Cabeçote móvel do torno
Placa universal de três castanhas
Uso da placa universal de três castanhas
O graminho e seus usos
Placa de quatro castanhas independentes
Noções sobre centragem na placa de quatro castanhas independentes
Lunetas do torno
Ferramentas de corte do torno (noções gerais)
Ferramentas
Ferramenta de desbastar
Ferramenta de facear
Rotações por minuto no torno
Fluido de corte
Tornear cilíndrico externo (na placa universal)
Tornear na placa e ponta
Tornear cilíndrico entre pontas
Facear no torno
Mandris e buchas cônicas
Broca de centrar
Fazer furo de centro no torno
O uso da broca helicoidal no torno
Furar no torno
Ferramenta de broquear
Tornear cilíndrico interno
Tornear cônico usando a espera
Ferramenta de sangrar (bedame)
Sangrar no torno
Ferramenta de forma ou de perfilar
Perfilar com ferramenta de forma
Recartilhas
Recartilhar no torno
Noções sobre roscas
Sistemas de roscas
Ferramenta de abrir roscas triangulares
Abrir rosca triangular direita externa por penetração perpendicular
Abrir rosca triangular direita externa por penetração obliqua
Abrir rosca triangular esquerda externa
Ferramenta de abrir rosca interna
Torneamento - processo de fabricação
O Torno Mecânico
Usinagem e Tornearia

Fresagem
Apresentação, Tipos e Nomenclatura das Fresadoras
Limpeza e Conservação das Fresadoras
Principais Operações das Fresadoras
Fresas – Direção de Corte
Tipos de Fresas
Modo de Ação e Ângulos de Corte das Fresas
Velocidade de Corte
Fixação de Peças na Fresadora
Esquadro
Os Anéis Graduados na Fresadora
Montagem das Fresas
Goniômetro (Transferidor)
Verificação das Superfícies de Assento e da Posição da Morsa da
Fresadora
Comparador Centesimal
Goniômetro com Vernier
Fresas para Rasgos
Paquímetro
Medições Especiais
Medição de Rabo de Andorinha
Ranhuras para Chavetas
Engrenagens Retas – Sistema Módulo
Aparelho Divisor
Divisão Diferencial
Medição de Dentes de Engrenagens
Platô Giratório
Caixa de Mudanças de Engrenagens
Diametral Pitch
Fresar Parafuso Sem-Fim
Coroa para Parafuso Sem-Fim
Fresar Coroa de Dentes Côncavos para Parafuso Sem-Fim
Engrenagens Cônicas
Rodas para Corrente
Fresar Dentes Retos para Engrenagem Cônica
Processos de fabricação por Fresagem
Método de ação da fresa
Tipos de fresas e aplicações
Tipos de fresadoras
Equipamentos e acessórios.
Engrenagem
Elementos de corte
Retificação
Abrasivos
Granulação
Aglomerante
Grau de dureza
Estrutura
Identificação dos rebolos
Inspeção e montagem de rebolos
Balanceamento de rebolos
Classificação dos processos de retificação
Retificadoras
Sobremetal para retificação
Rugosidade
Velocidade
Refrigeração
Defeitos na retificação
Retificação de peças delgadas
Brunir
Polir
Lapidar
Eletroerosão
Vantagens da eletroerosão
Processo de erodir
Ajustes da máquina
Processo de limpeza
Dimensões do eletrodo
PROGRAMAÇÃO CNC – MÓDULO TORNO 1
Apresentação
Histórico
O que é comando numérico ?
Vantagens do Comando Numérico
Denominação dos eixos de movimento
Regra da mão direita
Quadrantes
Sistema de Coordenadas
Pontos de referência da máquina
Tipos de função
Funções de Posicionamento
Funções auxiliares
Função N
Função S
Função T
Função P
Função F
Função L
Função H
Função / (Barra) Função EOB (END OF BLOCK)
Funções miscelâneas “M” (Comando MACH 8L)
Parada do Programa M00
Fim de Programa M02
Sentido Horário de Rotação do Eixo Árvore M03
Sentido Anti-horário de Rotação do Eixo Árvore M04
Desliga o Eixo Árvore M05
Libera giro de torre M06
Liga o Refrigerante de Corte M08
Desliga o refrigerante de Corte M09
Faixas de Rotação M10, M11, M12, M13, M14
Recua a manga do contra ponta M26
Avança a manga do contra ponta M27
Fim de Programa M30
FUNÇÕES PREPARATÓRIAS “G”
Funções “G” (Comando Mach 8 L)
Programação em diâmetro G20
Programação em raio G21
Programação em polegada G70
Programação em milímetro G71
Programação em Coordenadas Absolutas G90
Programação em Coordenadas Incrementais G91
Programação de Avanço por minuto G94
Programação de avanço por rotação G95

 
Os arquivos textos estão formato PDF para
serem lidos com Acrobat Reader
em 1542 páginas bem ilustradas
O material é enviado em arquivo zipado
com um total de 161,92 megas.
              
 

Veja demais itens da Loja

22 de dez. de 2011

O carro mais rápido do mundo

O carro mais rápido do mundo
O mais caro atualmente, mais potente, mais rápido é o Bugatti EB Veyron, de motor 16.4 de cilindros em W, nos radiadores cabem 40 litros de água (em um carro comum cabem 2l.) e o consumo é de 5 litros por km (consome 5 litros de gasolina a cada 1 km).



A velocidade máxima é de 404 km/h e faz de 0-100 em 2 segundos e meio.



A potencia é de 1001 cavalos. Existem no mundo apenas 16 dessas raridades.



Se quiser ter um, vai ter que dispender cerca de 3 milhoes de reais, é hoje o mais caro do mundo, e ter uma fortuna para colocar combustivel.



Você não vai conseguir andar com um desses aqui, pela sede de velocidade, só de primeira marcha vai a 125 km/h aproximadamente, quer dizer, não vai precisar de trocar as marchas na cidade...

Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento


Os Menores Carros do Mundo

Os Menores Carros do Mundo


Peel P50 e Peel Trident são os menores carros produzidos no mundo.



Fabricados nos anos 60, estes micro-carros de 3 rodas são vendidos por £199 (R$289), e podem chegar a 65 km/h.




Peel P50 no programa Top Gear


http://www.mpsnet.net/portal/AutoMania/automania.html

www.mpsnet.net


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento


Cronologia do Automóvel no Mundo

Cronologia do Automóvel no Mundo

Antes mesmo de começarmos a falar de Automóvel e do seu conceito dele que conhecemos hoje em dia, ou seja, “veículo com motor quatro tempos movido a combustão interna”, iremos citar alguns pontos importantes que aconteceram antes mesmo de sua concepção e que de certo modo ajudaram na construção e evolução deste “mito” chamado AUTOMÓVEL, que acabou se tornando um dos objetos de consumo mais queridos e cobiçados do mundo.
Citaremos apenas alguns passos e as principais mudanças ocorridas durante o decorrer do tempo, dando ênfase apenas à história dos automóveis pequenos, ou seja, de passeio.

1758 - Entra em funcionamento a 1° ferrovia do mundo em Leeds Inglaterra, consequentemente com o 1° veículo movido à tração “não animal”, as locomotivas à vapor.

1770 - O engenheiro francês Nicolas Joseph Cugnot, coloca em circulação nas ruas de Paris na França o 1°automóvel do mundo movido à vapor, pesando 5 toneladas ele movia-se à espantosa velocidade de 3 km por hora.

1862 - O Belga Etienne Lenoir constrói um carro cujo motor funcionava à gás, ele dirigiu-o de Paris a Joinville (França) num trajeto de 2 km. Tinha potencia de 1 CV e o seu projeto atraiu os engenheiros da época que passaram a aperfeiçoa-lo.

1876 - O Alemão Nikolaus August Otto patenteia o motor de quatro tempos (principio que vale até hoje), mas sua patente dura apenas alguns anos, pois Gottlieb Daimler e Karl Benz quebram essa patente e a nova tecnologia se torna de domínio publico, faltava apenas “nomear” a novidade.

A origem do nome “AUTOMÓVEL”

Muitos foram os nomes que surgiram no final do Séc. XVII para nomear a novidade, alguns deles foram:

Motovique;
Autocinético;

Para Henry Ford em 1896, o seu 1° protótipo se chamava “Quadriciclo”;
Para os Irmãos Duryea, americanos que fabricaram o 1° carro da América em 1893, chamam-no de “Vagão Motor”;
Mas foram os franceses que o batizaram de “AUTOMOBILE”, palavra italiana quase esquecida e que foi muito usada no Séc. XV.

1886 - Enfim Karl Benz encontra o combustível derivado do petróleo definitivo para o automóvel, a gasolina, apesar de Gottlieb Daimler também estar pesquisando o assunto simultaneamente, foi Benz que o conseguiu primeiro, colocando em exposição ao público em 1886 o 1° automóvel do mundo, o seu triciclo a motor.


O 1° automóvel do mundo,
o triciclo motorizado de Karl Benz.


1888 - A esposa de Karl Benz, Berta, se torna a 1° motorista do mundo ao dirigir a invenção do marido por 99 km entre Mannhein e Pforzhein na Alemanha.

1891 - Os franceses Panhard e Levassor constroem o 1° carro com motor na frente (os anteriores tinham o motor embaixo). Logo alemães e franceses auxiliam-se mutuamente para o desenvolvimento do automóvel, tanto que o 1° carro a rodar no Brasil em 1893 foi um carro francês, o Peugeot Type 3, com motor alemão da Daimler.
Simultaneamente os irmãos americanos Duryea em 1893 e Henry Ford em 1896 também trabalhavam para a evolução do automóvel, que embora sendo um projeto inovador, só foi cair no gosto da população no início do Séc. XX.


Panhard e Levassor.


O Primeiro Automóvel “Popular”

O primeiro carro como vimos nasceu na Alemanha, foi aperfeiçoado na França, mas já era fabricado nos Estados Unidos. O primeiro carro americano, o Duryea surgiu em 1893, E é nos Estados Unidos que teríamos o segundo grande passo para a popularização e evolução definitiva do automóvel, graças ao pioneirismo de Henry Ford.

Henry Ford - Nasceu nos Estados Unidos em 1863, desde cedo se interessou por mecânica, em 1896 fabricou seu primeiro automóvel, cinco anos depois bateu o recorde mundial de velocidade com seu modelo 999. Em 1903, funda sua empresa, a Ford Motors Company, já defendendo a idéia de que produzindo grande quantidade de automóveis de baixo preço e pouco luxo, obteria maior lucro. Assim, lançou o modelo "T", rústico e barato, que logo conseguiu um grande número de vendas, alcançando a marca de 16 milhões de unidades vendidas nos 25 anos em que foram produzidos, transformando Henry Ford no proprietário de um dos maiores impérios industriais e econômicos de sua época. O seu conceito inovador, de produção de veículos em série, logo se estendeu para outros segmentos industriais, fazendo surgir as linhas de montagem, e toda uma revolução nos métodos e conceitos de fabricação da época. Segundo dados biográficos, Ford era uma pessoa extremamente dominadora e contraditória, veja alguns exemplos: Pagava aos seus funcionários os maiores salários da época, ao mesmo tempo lutava contra a sindicalização dos mesmos. Era um pacifista, mas montou a maior fábrica de armamentos do mundo durante a guerra. Financiou tanto a construção de um moderno Hospital, como a publicação de um jornal especializado em artigos anti-semitas. Com todas as idéias progressistas, levou sua empresa a uma grande crise financeira, pois relutava em substituir o "velho modelo T" já bastante ultrapassado (só em 1927, reaparelhou a fábrica e lançou o modelo "A"). Faleceu em 1947, aos 83 anos de idade.


Henry Ford e o seuModelo T,
pioneiro na produção em série.

1900 – Até meados da década de 1900 o design dos automóveis se assemelhava em muito com os das carruagens, sendo que os primeiros automóveis concebidos no final do Séc. XIX eram de fato, carruagens motorizadas.


Franklin - E Roadster 1905

Anos 10 e 20 - Com relação a design e inovações tecnológicas, pouca coisa mudou no automóvel durante as décadas de 10 e 20. O Ford Modelo T que começou a ser fabricado em 1908 foi o carro que pôs o mundo sobre rodas, sua linha de montagem revolucionou a manufatura em 1913 e vendeu mais de 15 milhões de unidades até 26 de maio de 1927. Henry Ford o chamava de “carro universal”, um veículo confiável e de baixo custo que podia ser mantido facilmente e rodava com sucesso pelas estradas precárias da época.


O Ford Modelo T

Anos 30 – Até meados da década de 30 pouca coisa havia mudado nos automóveis, a grande mudança com relação a inovações no design e estilo aconteceu somente em 1934 com o lançamento pela Chrysler do modelo Airflow, porém a tentativa da Chrysler não foi muito bem aceita pelo mercado sendo que em 1937 a empresa quase entra em falência por ter assumido tamanha ousadia. A aerodinâmica, principalmente nos EUA não era vista com bons olhos pelos grandes executivos, ainda fascinados pela simplicidade da produção em massa.
Com o lançamento deste modelo da Chrysler, o público pode apreciar o novo estilo que começava a despontar apenas em pequenos fabricantes independentes ou designers europeus mais descolados que já se aventuravam por este campo apenas com o intuito de exercitar o seu estilo.
Mas foi no ano de 1936 quando a Ford lança o novos Lincoln, que o mercado recebe de vez os tais novos conceitos, “a era dos Stramliners”, ou seja, um novo conceito estilístico e aerodinâmico.


Chrysler Airflow 1934, pioneiro da era dos Stramliners.


Ford 1937, “o início” da mudança estética dos automóveis nos anos 30.

Anos 40 - A década de 40 ficou marcada pela 2° Guerra Mundial, e neste período pouco se construiu ou inovou no mundo. Foi apenas no final da década, em 1947 que os fabricantes americanos começaram a apresentar os seus “novos” automóveis da Linha 1949, pois até então eles ainda eram fabricados baseados em modelos 1942 com apenas alguns pequenos retoques cosméticos.
Modelos como Ford Custom e Tudor e Chevrolet BelAir e Cadillacs , são grandes símbolos desta época que marcou o início de uma das décadas mais criativas da indústria automobilística do mundo, os anos 50.


Mercury 1946, com motor V-8, pouca mudança no visual.


Ford e Cadillac 1949, o começo de mais uma mudança de estilo dos automóveis.

Anos 50 - Os anos 50 começam com uma boa disputa entre as grandes montadoras para conquistar o mercado que estava ávido por novos carros após o período pós-guerra. Afinal foram os Estados Unidos quem mais ganharam com a 2° Guerra Mundial e o seu final, onde saíram incólumes e mais ricos do que nunca desta guerra, emergindo como a nação mais rica e poderosa do planeta após o conflito que devastou toda a Europa.


Cadilac

Buick, Oldsmobile, Crysler, Plymouth, Dodge entre outras marcas e claro Ford e Chevrolet lançam seus novos modelos sendo que um grande exemplo desta época é o Chevrolet Bel-Air que começou a ser comercializado em 1949 e foi um campeão de vendas em todo o mundo. Seu desenho lembrava um Cadilac um pouco menor e fazia com que o comprador de um carro popular, produzido aos milhares, tivesse a idéia que ele estava comprando um produto exclusivo, como eram os extremamente luxuosos e caros Cadilacs.
Os Fleetline, variação dos Bel-Air, que no Brasil foi apelidado de “sedanete”, eram equipados com a lendária transmissão “Power Glide” de duas marchas, que nada mais foi do que a primeira transmissão automática dos Estados Unidos.


Propaganda de época do Chevrolet 1951.

Enfim, os anos 50 são considerados a época do consumo, e onde o “American Way of Life” atingiu o seu apogeu, isso fez com que o público consumidor exigisse sempre novidades, tanto que o que era novo hoje já era considerado velho amanhã, fazendo com que os fabricantes revissem seus produtos sempre. A própria Linha Bel-Air, campeã de vendas, passou logo por mudanças para continuar a atrair o público sendo que em 1953-54 saíram os novos modelos que acabaram servindo de base para o outro sucesso de vendas, os Chevy 55,56 e 57.


Chevrolet Bel-Air 1957

Anos 60 - Foram marcados mais uma vez pela mudança estética que ocorreu aos automóveis no início da década, onde os carros passam a ter linhas mais limpas e retas tendo como exemplo os Chevrolet Impala 1962 que continuavam grandes, porém com linhas mais retas nem sua carroceria.


Chevrolet Impala 1962 e suas linhas retas.

No final da década surgiram também os grandes esportivos, Mustangs, Corvettes, Camaros, Pontiacs entre outros que fizeram a cabeça do público, principalmente entre os jovens da época.


O clássico Mustang 1967

Anos 70 – Com a crise do Petróleo em 1973 onde os preços do barril de petróleo atingiram valores altíssimos, chegando a aumentar até 400% em cinco meses (17/10/1973 – 18/3/1974) acarretando consequentemente o aumento da gasolina, e que provocou grande recessão nos Estados Unidos e na Europa desestabilizando a economia ao redor do mundo, fez com que todos revissem o gosto por “motorzões”, porém nos Estados Unidos no inicio da década ainda reinava absoluto os carros com motor V8. O Cadilac Eldorado 1973 é um bom exemplo desta época.


Cadilac Eldorado 1973

http://www.mpsnet.net/portal/AutoMania/automania.html

www.mpsnet.net


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento