12 de jun. de 2011

Buscando a Liberdade

Liberdade

O conceito de liberdade para o ser humano é bastante peculiar, visto que cada um imagina para si uma situação diferente quando se menciona esta palavra. Muitas pessoas consideram que ser livre é, por exemplo, ficar milionário e poder escapar para sempre da escravidão do trabalho.

Outros sonham com a possibilidade de sair de um relacionamento sufocante, onde pouco espaço lhes sobra para expressar sua verdadeira natureza. Alguns desejariam ser livres do controle dos pais e levar uma vida sem qualquer forma de limites. Para os prisioneiros, livrar-se do encarceramento é a única expressão da palavra liberdade verdadeiramente real.

Entretanto, o mais profundo conceito de liberdade é aquele que diz respeito à liberdade de ser. Para se tornar verdadeiramente livre, o ser humano precisa cortar as amarras, todas elas simbólicas, que o aprisionam e impedem de viver em plenitude.

Crenças, ideologias, medos e emoções reprimidas são tão ou mais aprisionadoras que as grades de uma cela. Enquanto não adquirimos esta consciência, vivenciamos um estado de ansiedade e desespero que se parece em muito com uma prisão, onde somos nossos próprios carcereiros.

Libertar nosso eu dessa condição de sofrimento exige uma única atitude, a observação atenta de nosso mundo interior, dos pensamentos que predominam em nossa mente e das emoções dolorosas que carregamos como um fardo ao longo da vida.

Para vivenciar o seu coeficiente máximo de liberdade, procure, a cada dia, agir em sintonia com os anseios de seu coração. Sempre que você vivenciar uma situação em que se sinta plenamente vivo, vibrante e cheio de alegria, com um entusiasmo que parece não caber dentro de si, pode estar certo de que está experimentando o verdadeiro sabor da liberdade. Deixe que esta energia transborde de você para o mundo, expresse-a em sua plenitude e você não somente será feliz, como espalhará esta luz ao seu redor.

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Nós devemos aprender a transformar nossas energias de modo que elas não sejam reprimidas, de modo que elas sejam expressas em forma de amor, de riso, de alegria.

... Esqueça todas as
suas crenças, comece a meditar em busca de encontrar quem você é exatamente, porque encontrando a si mesmo, você terá encontrado a própria essência da existência. Ela é imortal e eterna, e são inexprimíveis a felicidade e a bênção daqueles que a encontraram.

...
Nós precisamos de mais pessoas alegres ao redor da terra para impedir a terceira guerra mundial... Você pode não ser capaz de descobrir imediatamente que conexão pode existir entre armas nucleares e pessoas risonhas - mas ela existe. Essas armas nucleares e essas máquinas de guerra destrutivas não conseguem funcionar sozinhas. Elas estão sendo manuseadas por seres humanos, por trás delas existem mãos humanas.

Uma
mão que conhece a beleza de uma rosa não pode soltar uma bomba em Hiroshima. Uma mão que conhece a beleza do amor não é a mão que aperta um gatilho carregado de morte. Basta um pouco de contemplação e você compreenderá o que estou dizendo. Eu estou dizendo, espalhe o riso, espalhe o amor, espalhe valores de uma vida afirmativa, faça crescer mais flores ao redor da terra. ...Se nós pudermos fazer a humanidade mais feliz, não haverá qualquer terceira guerra mundial...

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Decálogo sobre a Liberdade ... ( Millôr )

I. Só existe um modo de ser livre: ser o opressor.

II. O escravo quase sempre é colaborador de sua escravidão.

III. A Constituição, que institui que todo homem tem direito à liberdade,não conhece o homem padrão. Ele tem que ser obrigado à liberdade.

IV. A liberdade absoluta só existe em momentos-limite, quando não se tem mais nada a perder.

V. A satisfação de nosso ego (liberdade) só é alcançado em detrimento de algum outro (ou de muitos outros) egos. Portanto a liberdade mesmo utópica só poderá ser a média da satisfação de todos os egos. Uma insatisfação. Uma mediocridade.

VI. Deve-se exigir toda liberdade dos que estão acima. E ser leniente na exigência de contrapartida dos que estão abaixo. Mas o contrário é mais factível.

VII. O carcereiro não pode vigiar o prisioneiro o tempo todo. O encarcerado pode fugir a qualquer descuido. Donde o prisioneiro ser (filosoficamente) mais livre do que o carcereiro.

VIII. As prisões mais sujas, todos sabem, são as mais livres.

IX. Ninguém pode nos dar liberdade. Mas qualquer um pode tirar, a começar pelos pais, trazendo-nos ao mundo em condições inadequadas.

X. Com liberdade total o mais forte domina o mais fraco em nome de sua liberdade, o mais inteligente espezinha o mais ignorante em nome de sua inteligência, o mais belo seduz mais em detrimento do fisicamente destituído. Franklin, ao fazer o lema da revolução francesa, Liberdade, Igualdade e Fraternidade, usou o elemento conciliador e humanístico Fraternidade para sugerir um equilíbrio impossível no paradoxo Liberdade x Igualdade.

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A sabedoria chinesa e o Marketing

“Quando há confiança, nenhuma prova é necessária. Quando não há, nenhuma é possível”: Se a empresa, através de todas as manifestações no correr dos anos, conseguiu ganhar a confiança de seus públicos relevantes e decisivos – clientes, funcionários e fornecedores -, diante de eventuais problemas ou infortúnios, basta o gesto e a palavra. Dispensam-se argumentos e provas.

“Fracassar não é cair. É recusar a levantar-se”: O erro faz parte do dia a dia de todos os profissionais de venda, e de todas as empresas. Quem decide está sempre sujeito ao erro. Mais cedo ou mais tarde acabará acontecendo. O problema não reside no tropeço, e sim na incapacidade de assumi-lo, assimilá-lo, aprender com ele, e dar a chamada ‘volta por cima’.

“Quando a coceira é do lado de dentro da bota, coçar o lado de fora não alivia muito”: A única maneira de solucionar um problema é atacar sua verdadeira causa. De nada adianta mudar a embalagem de um produto se seu conteúdo não tem qualidade.

“Não desenhe uma cobra e acrescente pés”: Os bons e modernos profissionais de venda sabem a medida exata das coisas. Só acrescentam o que é essencial e decisivo para o sucesso. Quando os produtos e serviços vêm com excesso de maquiagem o consumidor desconfia.

“Aquele que planta uma árvore não desfrutará de sua sombra”: Em toda atividade empresarial, os agentes econômicos de cada setor específico têm o dever indeclinável da grandeza institucional. Colocar acima de seus interesses individuais o interesse do negócio onde sua empresa se insere, sem prejuízo de uma concorrência forte e agressiva. Isso significa, dentre outras coisas, plantar árvores permanentemente, cuja sombra será desfrutada pelos que vierem depois.

“Não contemple o céu do fundo de um poço”: O maior desafio a que se impõe um profissional de vendas é o exercício permanente de sempre conseguir ver uma mesma oportunidade, ou um mesmo problema, por um novo ângulo de visão. O céu é redondo e finito para os que não conseguem sair de dentro do poço em que naturalmente se transforma a rotina de seu ambiente.

“Atinge-se a sabedoria quando se aprende a segurar a língua”: Muitos dos maiores erros cometidos em Vendas originaram-se da incapacidade das pessoas ouvirem a história toda, com paciência e tranqüilidade. Depois, de refletirem sobre tudo que foi dito. E só então formar ou emitir uma opinião. A maioria dos profissionais de vendas, principalmente os novatos (até mesmo pela insegurança), sente-se na obrigação de falar e palpitar o tempo todo, quando tudo o que deveriam fazer é simplesmente ouvir.

“A preocupação nunca venceu o destino”: O máximo que um executivo consegue ficando preocupado é uma boa úlcera, ou um tremendo estresse. O mesmo tempo alocado para alimentar uma preocupação é infinitamente melhor utilizado para uma reflexão sobre o problema – e uma ação na seqüência.

“É preciso cortar antes de limar; entalhar antes de polir”: Não dá para estabelecer uma política de produto, de promoção, de preço, de distribuição, de pós-venda, etc., se você ainda não foi capaz de definir qual é o Foco do seu negócio, e o decorrente Posicionamento.

“Um pássaro não pode voar enquanto suas penas não estiverem plenamente desenvolvidas”: muitas empresas, na pressa de sair antes ou até mesmo de sair por sair, acabam queimando etapas – como diria o Magri, ‘inqueimáveis’. E aí, como ensinam os publicitários, a pressa passa, e a merda fica.

“A vida não promete segurança – ela assegura oportunidades”: Todos os dias, milhares de ‘cavalos-oportunidade’ passam selados na frente dos profissionais de vendas e suas empresas. Para a maioria, em primeiro lugar, falta a sensibilidade de percebê-los. E, para muitos, a coragem de montá-los, temendo o tombo, na esperança de que um dia um desses ‘cavalos-oportunidade’ pare, e até mesmo se ajoelhe para ser montado. Muito pelo contrário. Nos dias em que vivemos, até mesmo pelo aumento da concorrência, os ‘cavalos-oportunidade’ passam cada vez mais depressa.

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